Trata-se do conjunto de medidas que visam melhorar a saúde financeira da Companhia, sempre tratando a empresa como uma entidade viva, da qual dependem clientes, fornecedores, funcionários e sócios.
No curto prazo, o foco é otimizar o caixa e frear custos e despesas, que são analisados em profundidade para assegurar sua necessidade.
Em paralelo são definidas ações com impacto de médio e longo prazos, que visam melhorar as atividades operacionais, mercadológicas e comerciais, em um processo de melhoria contínua da estrutura geral do negócio.
Público Alvo: Empresas que começam a verificar dificuldades de pagar seus compromissos ou que já estejam inadimplentes.
As atividades compreendem:
(i) Criação de cenários microeconômicos e a análise da capacidade de geração de caixa da empresa sob cada um dos cenários;
(ii) Análise de endividamento e elaboração de plano de renegociação individual por credor;
(iii) Obtenção de capital de giro que possibilite a continuidade das operações, permitindo à empresa o retorno da saúde financeira no menor prazo possível.
Devedores: A proteção da Nova Lei de Falências deve ser cuidadosamente avaliada pela empresa, pois trata-se de uma solução crítica para situações de profunda crise de liquidez e inadimplência. A recuperação só é aconselhada quando efetivamente não há outra alternativa viável para a continuidade das operações e a estrutura de dívida da empresa permite tal contemplar tal solução. Os profissionais da VALORMAX têm experiência na elaboração de criteriosas estratégias e de negociações com diversos tipos de credores, e a clara noção de “timing” dos processos.
Além dos trabalhos realizados nos casos de Reestruturação, a VALORMAX elabora o Plano de Recuperação Judicial, interage e dá suporte aos sócios e assessores legais da empresa e negocia diretamente com as diferentes classes de credores.
Credores: A VALORMAX também atua para credores na análise das possibilidades de recuperação de créditos, buscando maximizar os recebimentos. Em processos de Recuperação Judicial ou Extrajudicial, é realizada a análise do PRJ ou PREJ, e estudadas estratégias de negociação com a Recuperanda, e seus demais credores.